Clínica Medspa - Dra. Fabiola Kleinert

Blog Medspa

Para as novidades em pele, ciência e beleza

Timeline do Colágeno: Saiba a hora certa para repor

Face

Timeline do Colágeno: Saiba a hora certa para repor

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano, presente em 70% na composição da pele, cartilagem e outros tecidos. Sua principal função é manter a estrutura, firmeza e elasticidade, sendo um grande aliado da saúde e da beleza, você sabia?

Sua produção começa a reduzir entre os 25 e 30 anos de idade, e segue gradativamente menor ao longo dos anos, contribuindo para o surgimento de flacidez, rugas e linhas finas. Por isso, é importante ressaltar que fatores externos podem acelerar ou retardar esse processo. Vícios, exposição solar sem proteção, má alimentação e estresse são alguns deles.

Existem alternativas para reduzir o impacto na diminuição da produção de colágeno e, consequentemente, os danos causados na autoestima. Uma das opções é a melhora da dieta com o auxílio de uma reeducação alimentar focada em proteínas de alto valor biológico, fibras, ácidos graxos insaturados, frutas e vegetais e pobre em açúcares. 

Além disso, seguir uma rotina de cuidados com a pele complementar, com uso diário de filtro solar e antioxidantes, também contribui positivamente para o quadro. Porém, após os 35 anos de idade, recursos médicos, usando os bioestimuladores de colágeno e tecnologias como o Ultherapy (Ultrassom microfocado), podem ser necessários para repor ou manter colágeno que vamos perdendo ao longo dos anos.

Bioestimuladores: O que são e como eles trabalham na reposição do colágeno?

Os bioestimuladores são substâncias injetadas na pele para estimular a produção do colágeno, melhorando, assim, a firmeza e a elasticidade. Algumas das substâncias utilizadas são  o Sculptra (Ácido Poli-L-Laático) e o Radiesse (Hidroxapatita de Cálcio). Podem ser necessárias de 1 a 3 sessões, dependendo do nível da perda do colágeno na pele, sendo possível realizá-lo, além da face, em áreas como pescoço, colo, braços, abdome e coxas.

Que tipo de aparelho é o Ultherapy? É um procedimento seguro?

Diferente dos bioestimuladores, o Ultherapy é a tecnologia de ultrassom microfocado, não invasiva, que age realizando um efeito lifting nas principais áreas acometidas pela perda do colágeno, como região dos olhos, no contorno da face e pescoço. É um excelente tratamento para quem apresenta casos leves a moderados de flacidez, ou procura manter o resultado após um procedimento de cirurgia plástica.

Sua ação, portanto, ocorre através da energia do ultrassom, trabalhando nas camadas estruturais profundas da pele, mas sem interferir na sua superfície. O processo de cicatrização estimula a produção do colágeno e não requer mais que uma sessão com a duração de 15 a 90 minutos, dependendo da área tratada.

Vale ressaltar que o Ultherapy é aprovado pela FDA (Órgão de Regulamentação Americana) e possui um sistema de imagens que permite a visualização da área tratada em tempo real, garantindo eficácia e segurança.

E você, o que está esperando para começar a se prevenir da perda de colágeno e garantir que o impacto será mínimo na sua pele? Agende já sua avaliação e receba o melhor tratamento disponível.

Quer ficar por dentro de nossos conteúdos informativos nas mídias sociais? Siga-nos no Instagram e curta nossa página do Facebook.

VOLTAR

Nossa equipe está aguardando o seu contato

Bem-vindo a Medspa! Fale conosco.