Diretora Técnica: Dra Fabíola Kleinert

Rua Pinheiro Machado, 2380 sala 08
Santa Maria RS

Manchas

As manchas são alterações na coloração da pele causadas, normalmente, pela deposição de um pigmento (melanina ou hemossiderina). Dentre os vários tipos de manchas destacam-se: melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória e mancha senil.

manchas

Melasma: também conhecido como cloasma ou máscara gravídica. Caracteriza-se pelo surgimento de manchas acastanhadas na face que aparecem principalmente nas bochechas, lábios, nariz e testa. Acomete principalmente mulheres em idade fértil e até 80% das mulheres grávidas. Fatores que o provocam: predisposição genética, exposição intensa ao sol e a luz em geral, fatores hormonais (período gestacional, anticoncepcionais orais, doenças da tireóide). Em relação à localização do pigmento, o melasma pode ser epidérmico, dérmico ou misto. Esta classificação tem especial importância para definir a escolha terapêutica e o prognóstico. O tratamento do melasma tem como principal objetivo o clareamento das lesões e a prevenção e redução da área afetada, com o menor número possível de efeitos adversos. O uso de despigmentantes e filtros solares de amplo espectro e evitar a exposição solar são a base para o tratamento do melasma. Associado a isto, outros procedimentos como Peelings seriadosMicrodermoabrasãoLuz Pulsada e Laser Fracionado são opções terapêuticas eficazes no tratamento do melasma. Recomendações adicionais incluem descontinuação de pílulas anticoncepcionais, suspensão do uso de produtos cosméticos perfumados e de drogas que aumentem a sensibilidade à luz.

Hiperpigmentação pós-inflamatória: Pode surgir após qualquer tipo de agressão à pele seguida de inflamação, como picada de mosquito, furúnculo, acne, escoriações. Ocorre mais frequentemente em peles morenas, nas quais os melanócitos estão mais ativos. Tratamentos recomendados: Peelings seriadosLuz Pulsada e Laser Fracionado.

Melanose solar: são manchas de coloração castanha a marrom, causadas pelo acumulo de exposição solar ao logo dos anos, que surgem em áreas expostas ao sol como face, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara. Tratamentos recomendados: Peelings seriadosLuz Pulsada e Laser Fracionado.